Tradutor

sexta-feira, 4 de maio de 2018


Teologia da Conformidade 336
É o do humilde que o Senhor se agrada!
Simplesmente vós jovens, sede sujeitos aos mais velhos; sede sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (1 Pe 5;5)
Vivemos em tempo onde cada vez mais a vaidade pessoal é exaltada. Pessoas que se acham alguma coisa querendo se sobressair sobre as demais.
O orgulho é predominante nas relações e é por isso que cada vez mais os relacionamentos estão se tornando mais difíceis e efêmeros. Orgulho é tão sutil que alguns pensam que não possuem quase nada, ou nada de orgulho dentro de si. É a capacidade de se camuflar sua presença dentro do seu coração.
É verdade que Deus resiste ao soberbo, mesmo que estes sejam os seus próprios filhos.
Tomamos como exemplo o que está relado em 2 Sm 24;13, quando Davi  resolveu fazer o censo do povo de Israel, sendo isso, algo que desagradou a Deus, mesmo sendo admoestado que não fizesse. A sua atitude de orgulho foi motivo de castigo por parte de Deus.
É muito importante que vigiemos em nossas atitudes para que não nos tornemos presunçosos e arrogantes. Passemos a nos achar algo especial em detrimento a outras pessoas. É preciso que nos lembremos de que muitos dos pecados que elas praticam, outrora praticávamos.
Qualquer atitude, motivação ou tendência orgulhosa nos separa de Deus. Antes fazíamos a vontade da carne e do diabo, agora temos um Senhor que é Jesus.
Quando nós nos convertemos a Cristo nos rendemos a ele e a sua vontade, pois, ele nos ajudará a superar todas as nossas dificuldades.
Lembremos que a carne nunca se converte, ele permanecerá latente, ela irá esperar a hora adequada para se manifestar.
Quando insistimos em fazer a nossa própria vontade, o nosso caminho se torna duro, encontra divergências com o reino dos céus, pois, sabemos que Ele resiste ao soberbo e nos mostra que o orgulho é um pecado grave.
Tal atitude refletirá de forma contundente nas nossas orações. Por isso, muitos cristãos não entendem porque as suas orações não são respondidas, porque chegam diante de Deus com uma atitude arrogante, presunçosa e exigente. Em seus orgulhos insanos, tentam dar ordem a Deus como se fosse seu servo, e que ele está ali apenas para atender os seus pedidos, pouco percebendo que a sua atitude é de altivez e isso desagrada a Deus.
Então Satanás se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel.” 1 Cr 21;1 – O diabo é mestre em persuadir uma pessoa a fazer o que ele quer apenas apelando para orgulho dela. Por isso o apostolo Pedro advertiu que o povo de Deus deve estar vigilante contra os ataques do diabo. Ele é ardiloso e cruel procurando sempre aqueles que ele pode tragar. E o ataque mais fulminante é contra aqueles que se dizem seguidores de Jesus Cristo.
Consideremos as seguintes palavras de Pulpit Commentary (Comentário do Pulpito): - Que razão tem o pecador para sentir orgulho? Está andando por uma trilha que o conduzirá a destruição. Não há nada de bom em ser orgulhoso, certamente!
O cristão tem alguma razão para sentir orgulho? Claro que não. É pela graça de Deus que ele é o que é, para que ninguém venha se gloriar diante do Senhor (1 Co 1;29)... Fuja então do orgulho! Fuja do orgulho dos ricos! Fuja do orgulho da posição! Fuja do orgulho do conhecimento! Fuja do orgulho da beleza e da vaidade! Fuja do orgulho do coração todo aquele que é cristão!
Remova o orgulho dentro de si e do que você faz para Deus!
Fuja do orgulho do homem caído! Siga os passos de Jesus que era humilde manso de coração.
Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhança de homem; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz.” Fp 2; 5 a 8
O exemplo que Jesus nos dá, sendo ele Deus, esvaziou a si mesmo, tornando-se semelhança de homem, tendo que conviver com as mesmas aflições as quais passamos. Com as mesmas lutas e tentações às quais passamos. Ele perfeitamente entende o que passamos e vivenciamos. Quais são as nossas aflições.  Sentimentos de fraqueza, angustia, dor, alegria e decepção. Tudo isso ele passou!
E como homem foi à cruz para nos redimir de nossos pecados, pois para o homem era impossível alcançar a salvação.
Sendo assim, do que temos do que gloriar?
De absolutamente nada!
Vivemos pela misericórdia e pela graça de Deus; pela revelação do Filho Deus que nos escolheu para fazermos parte de sua família. A família de Deus!
Não, por causa dos nossos méritos pessoais, ou bem, ou mesmo virtude. Pois, nada disso temos!
Aconcheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça por socorro em ocasião oportuna.” Hb 4; 16
Shalom Plena!
Ministério de Ensino Kehilah - ק ה י ל ה
Pr. Yosef di David Vidigal Borges



Nenhum comentário:

Postar um comentário