Tradutor

sábado, 23 de junho de 2018


Teologia da Conformidade 343
A chegada da Apostasia. Parte 02
E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contentas. Ora é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos; apto para instruir, paciente, disciplinado com mansidão os que opõem, na expectativa de que Deus lhe conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade.” 2 Tm 2; 24 e 25
As argumentações que tem surgidos tem por objetivo, de desqualificar a Palavra de Deus e torna-la irrelevante perante o mundo, para que os homens pensem que podem viver sem Deus e a sua Palavra.
Deparamos com duas questões: O que seja heresia e o que seja apostasia?
Anteriormente falamos resumidamente o que seja apostasia. Falaremos o que é heresia.
A heresia é um conhecimento errado da verdade. O apostolo Paulo explica a heresia da seguinte forma: A heresia está diretamente ligada à apostasia, e quase sempre se torna sua consequência. Isso acontece porque quando há a apostasia, o apostata se afasta da verdade Bíblica, rejeitando-a definitivamente. Assim, ele se manifesta em um estado de rebelião contra o próprio Deus e a sua Palavra. Consequentemente, são disseminados falsos ensinos e opinião contraria ao Evangelho.
Tomemos por exemplo a questões de casamento de pessoas de um mesmo sexo.
Alguns ministérios aceitam o casamento de pessoas do mesmo sexo, mesmo sabendo que a Palavra de Deus condena essa prática.
Tal entendimento partiu de uma heresia destruidora que afirma que: Deus é amor. E se duas pessoas se amam, mesmo sendo do mesmo sexo, Deus sendo amor, aceita essa união.
Porém, esquecem que Deus é também justiça e que Ele não mudará uma vírgula da sua Palavra, por quem quer que seja.
Disse Jesus: “Passará o céu e a terra, porém, as minhas palavras não passarão.” Mt 24;35
Porém, quando Deus instituiu o casamento Ele foi bem claro que a união seria entre o Homem (macho) e Mulher (fêmea).
Por isso deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.” Gn 2;24
Podemos afirmar que todo aquele que ensina conscientemente a heresia é na verdade um apostata, pois, mesmo conhecendo a verdade da Palavra de Deus, por causa  de explicar alguma pratica condenável, prefere ensina-la de forma destorcida e mentirosa. Desta maneira existe uma diferença entre aqueles que ouvem a heresia e na sua ignorância aprende de forma errada, e aquele que ensina heresia.
O apostolo Paulo exorta a Timóteo que aqueles que estão na ignorância ou na falta de conhecimento, ainda há chance de ser despertado e salvo da ignorância. Por outro lado, o verdadeiro apostata não pode ser liberto.
O apostata é aquele que deliberadamente se rebelou contra Deus e aceitou novamente o senhorio de Satanás.
E o pecado cometido é para morte, segundo que o apóstolo João escreveu: Existe pecado que é para morte, e que tal pecado a oração não tem efeito, (1 Jo 5;16), cuja a natureza desse pecado é mortal. Essa morte refere-se de cunho espiritual.
Podemos dizer que o apostata foi aquele que pecou contra o Espirito Santo. Apostasia se encaixa dentro desse quadro, já que rejeitou voluntariamente a verdade não podendo ser revertida. 
A identificação de tal pessoa é que ela não reconhece o seu próprio erro. Não são convencidas de seu pecado, pois entristeceram o Espirito Santo e este se apartou delas.
São pessoas facciosas que não reconhecem os seus próprios erros e os seus pecados. Não conseguem se aquebrantar e nem se humilhar perante Deus.
O apostolo Paulo admoesta a Tito em relação a isso: “Evita o homem faccioso, depois de admoesta-lo primeira e segunda vez, pois sabes que tal pessoa está pervertida, e vive pecando, e por si mesma está condenada.” Tt 3; 10 e 11
O escritor de Hebreus menciona os casos de apostasia, e ensina que é impossível que tal pessoa que apostatou da fé, lhe é impossível leva-la ao arrependimento novamente.
É impossível, pois, que aqueles que uma vez uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espirito Santo, e provaram da boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram sim, é impossível outra vez renova-los para arrependimento, visto que de novo, estão crucificando para si mesmo o Filho de Deus e expondo-o a ignominia” Hb 6; 4 a 6
Entendemos que a estratégia das trevas é de levedar a massa. Isto é: introduzir o fermento do engano e da mentira para que essas passem acreditar em fábulas e que logo percebam que foram enganadas.
Os escândalos que tem acontecido é sinal de tudo isso. Tanto que as pessoas têm se escandalizados por causa da hipocrisia de muitos líderes religiosos e passaram a deixar de frequentar os cultos religiosos por causa desses escândalos, pois, estes deixaram de pregar a Palavra Genuína de Deus.
Pela Palavra de Deus sabemos que o juízo de Deus começará por aqueles que conhecem a Palavra. – “Porque ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?” Pe 4;17

Shalom Plena!
Ministério de Ensino Kehilah - ק ה י ל ה
Pr. Yosef di David Vidigal Borges



Nenhum comentário:

Postar um comentário